Verdadeira enchente no XV Festival de Folclore do Rancho Folclórico Rosas do Tourigo

13937733_1210017869043179_3913728428757659125_o

O Rancho Folclórico Rosas do Tourigo realizou o seu XV Festival de Folclore no passado domingo, dia 7 de agosto. Face às altas temperaturas que se fizeram sentir, a iniciativa, que habitualmente se realiza no exterior da sede da AFERT – Associação Folclórica e Recreativa do Tourigo, foi deslocada para o recinto da Nossa Senhora do Rosário (Bôdo), em Barreiro de Besteiros.

Dos cinco grupos que estava previsto subirem ao tabuado, apenas quatro estiveram entre nós, uma vez que o Rancho Folclórico dos Recreios de Venda Seca – Sintra, informou de véspera que não poderia vir, dado o falecimento de um familiar próximo de vários elementos do grupo.

13937733_1210017869043179_3913728428757659125_oOs grupos começaram a chegar ao Tourigo por volta das 12h00. Acompanhados por dois elementos do nosso grupo, à medida da sua chegada, cada grupo era convidado a conhecer melhor um pouco da nossa terra e da associação na qual o Rancho Anfitrião está inserido.

Reconhecido o espaço, os grupos rumaram ao recinto da N. S. do Rosário, onde o almoço estava marcado para as 13h00.

Desde madrugada que os cozinheiros estavam a pé e, enquanto um grupo de homens se debruçava no arranjo do porco no espeto, outro grupo de homens e mulheres tomavam conta das panelas da sopa e do arroz de feijão que viriam a fazer as delícias de novos e graúdos.

Com um tremendo calor, apenas suportado pelas majestosas sombras das centenárias árvores do recinto, os grupos convidados sentaram-se nas mesas de pedra, também elas centenárias, para o merecido repasto.

Pelas 15h30 teve início o desfile que saiu do largo junto à capela, vindo a terminar já em cima do palco. Por ordem de atuação, desfilou o rancho da nossa freguesia, o Rancho Folclórico “As Janeiras” de Glória do Ribatejo – Santarém, o Rancho Folclórico da casa do Povo de Bitarães – Paredes, o Rancho Folclórico de São João do Casal Comba – Mealhada.

Antes das atuações, alguns convidados subiram ao palco para a habitual colocação da fita evocativa do momento e troca de algumas lembranças. Em cima do palco esteve o Presidente da Direção e o Presidente da Assembleia Geral da AFERT, respetivamente Márcio 13988100_1210016619043304_3932487639298209556_oSantos e Cláudio Gonçalves. Esteve, ainda, o Pároco da Freguesia Alcides Vilarinho; o Presidente da Assembleia de Freguesia, Hélder Costa; o Presidente da Junta de Freguesia, José Hélder Viegas, os Vereadores Carla Pires, Pedro Adão e José Carlos Coimbra o Presidente do Município, José António de Jesus.

Destaque para as intervenções do responsável pelo Rancho, do Presidente da Junta e do Presidente do Município de Tondela que, no essencial das suas intervenções, deram os parabéns ao grupo pela organização de mais uma edição deste Festival, salientando a importância de, culturalmente, manter vivo o folclore e todo o seu trabalho de recolha e divulgação de tradições.

Este foi também o momento da AFERT apresentar oficialmente o seu recente boletim desenvolvido no âmbito de um trabalho de recolha de hábitos e costumes sobre o Tourigo. O boletim foi entregue a todas as entidades presentes e poderá ser pedido na sede da AFERT.

Com as atuações a decorrer, a tarde, que por sinal estava muito agradável embora bastante quente, contou com público até ao último momento, que não se fez rogado na hora de aplaudir. A plateia completamente esgotada durante toda a tarde foi, de resto, a confirmação de que a escolha pontual e excecional deste anfiteatro natural, com todas as condições que lhe estão anexas (cozinhas devidamente equipadas, sombras de grande densidade, bancadas, palco, parques de estacionamento, etc) foi uma excelente opção. Sendo verdade que muito nos honraria conseguir realizar esta iniciativa no Tourigo – assim houvessem condições – só quem nunca esteve no terreno, quem não conhece o trabalho que dá produzir um evento destes ou quem, habitualmente, prefere ficar na fileira de trás a mandar os chamados “bitaites de treinador de bancada” a quem dá o corpo ao manifesto, teria a ousadia de criticar, no auge do seu bairrismo cego, a escolha de um espaço, da nossa freguesia, como este. Felizmente que, embora muitos continuem a insistir nas pedras de calcanhar vindas dos áureos tempos dos seus antepassados, as gerações mais novas são imunes a uma guerra que não é sua e que reconhecidamente não levará nunca ninguém a qualquer lado. No final, seremos todos pó da mesma terra em comunhão de habitação.

Para os mais céticos, recordamos que 13938173_1210017032376596_8582536636234008047_ohabitualmente este festival decorre ao sábado à noite, motivo pelo qual a questão do calor não se coloca. Por outro lado, reconhecemos que embora tenha resultado muito bem neste tipo de iniciativa, este espaço não é, certamente, o mais adequado para outro tipo de eventos, como será o caso do Festival da Juventude que decorrerá em breve.

No rescaldo do festival resta agradecer à Fábrica da Igreja de Barreiro de Besteiros a cedência imediata e inequívoca do espaço. Agradecemos ainda à Junta de Freguesia e ao Município de Tondela, na pessoa dos respetivos presidentes, o apoio e presença mais uma vez manifestados.

Importante lembrar que já no próximo fim-de-semana, o Rancho Folclórico Rosas do Tourigo irá marcar presença no Festival do Rancho da Charneca (no domingo) e no Festival de Folclore de Casal Comba, Mealhada (na segunda-feira).