“Juventude em Movimento” pelo Tourigo

Melanie Pereira é a monitora e dinamizadora do projeto Juventude em Movimento, iniciativa apoiada pelo programa OTL – Ocupação de Tempos Livres do IPDJ – Institudo Português do Desporto e Juventude.Juventude em Movimento

Sendo a AFERT uma das poucas associações do concelho com estatuto de Associação Juvenil, cabe ao seu executivo repensar o lugar atribuído aos jovens na sociedade atual, recentrando a importância da sua participação no seio da comunidade local e nos demais projetos em que esta entidade se envolve.

No arranque deste programa, os jovens tiveram a oportunidade de discutir as várias atividades que irão desenvolver ao longo do verão, propondo algumas situações novas e arrojadas. Houve oportunidade para se falar do concurso de fotografia que será organizado mas também das visitas aos idosos da organização de algumas festas, de provas desportivas ou de acampamentos bem à moda dos mais jovens.

Lá pelo meio os jovens propuseram-se a organizar uma campanha solidária, que será revelada a seu tempo e tiveram já oportunidade de participar num pequeno workshop de técnicas audiovisuais, onde se falou um pouco sobre teoria cinematográfica, se mostrou algum material de rodagem e onde se começou a planificar uma curta-metragem que os participantes irão organizar.

Mas o “Juventude em Movimento” não pretende apenas colocar os jovens a trabalhar tendo, os jovens, tido já a oportunidade de ir até à piscina realizar práticas desportivas e brincadeiras aquáticas ou até de GPS na mão em busca de algumas geocaches.