Projeto CulturalMente – Tradição da Via Sacra

O projeto CulturalMente dinamizou na passada terça-feira, dia 15 de Março, a Via-Sacra com os utentes do Centro Social do Tourigo – IPSS.

Relembramos, uma vez mais, quDSCN0596e este é um projeto que pretende fazer renascer algumas tradições, procurando dar continuidade àquelas que chegaram até aos dias de hoje, recorrendo em especial à população mais idosa e por isso mais conhecedora dos hábitos e costumes mais antigos, motivo pelo qual conta com o precioso apoio do Centro Social do Tourigo.

Depois do carnaval, foi necessário fazer uma recolha das tradições da quaresma, deste modo, numa das deslocações da animadora Sandra Matos ao Centro de Social do Tourigo, Via-sacrajuntamente com os utentes, surgiu a ideia de dinamizar uma Via-Sacra.

A Via-Sacra é uma tradição religiosa do tempo Quaresmal; é uma oração que tem como objetivo meditar na paixão, morte e ressurreição de Cristo. É o reviver dos últimos momentos da sua vida na Terra. A técnica procurou obter o máximo de informação acerca da prática desta atividade religiosa junto dos utentes e dos párocos da terra.

As catorze estações da via-sacra, os cânticos, as belas e a cruz foram algumas das tarefas que foram distribuídas pelos utentes de centro de dia, auxiliados por várias pessoas que fizeram questão de se associar.

No evento estiveram presentes o Pároco Alcides Vilarinho e o Padre Armando e algumas pessoas da comunidade que quiseram participar e assistir à Via-Sacra.

DSCN0602Foi uma celebração bonita que procurou valorizar, à parte a fé cristã, todas as capacidades que estes jovens amadurecidos, têm para nos dar, enquanto se sentem úteis por proporcionar à comunidade presente um momento de oração e reencontro interior.

É pois neste contexto de partilha com a e para a sociedade, que este projeto pretende atuar, dando vida, fazendo renascer, não só as tão preciosas tradições locais, como também quem as guarda na memória e que com o passar da idade deixou de conseguir  dar-lhes continuidade.

Um bem-haja a todas as pessoas da terra que se deslocaram à igreja para acompanharem a atividade, ao Padre Alcides Vilarinho e ao Padre Armando pelo seu apoio e disponibilidade, às ministras da comunhão por desde o inicio se aprontarem a contribuir com o apoio necessário, ao Centro Social do Tourigo e aos seus utentes, pelo seu contributo e empenho para o sucesso deste momento de oração.