AFERT promove Encontro de Cantadores de Janeiras nas Pousadas e dá a conhecer as próximas atuações

IMG_2045_afertA AFERT realizou, no passado domingo 3 de janeiro, o seu Encontro Anual de Grupos de Cantares de Janeiras, na localidade das Pousadas.

O primeiro domingo de 2016 foi também o primeiro dia de atividade para a Associação Folclórica e Recreativa do Tourigo que, em parceria com a Associação Recreativa e Desportiva das Pousadas, promoveram este habitual encontro. Depois de na semana entre o Natal e o Ano Novo se ouvirem, de porta em porta, os tradicionais ca   ntares de janeiras – tradição secular por terras de Tourigo – o grupo subiu agora ao palco para um encontro, onde as pessoas puderam ouvir este e outros cânticos da quadra natalícia.

Após a atuação do grupo anfitrião subiu ao palco o Grupo de Escuteiros de Repeses – Viseu, o Rancho Folclórico de Santo Amaro de Azurara – IMG_2032_banner_noticiaMangualde e o Rancho Folclórico “As Lavradeiras de Negrelos” – São Pedro do Sul. Cada grupo teve a oportunidade de mostrar os seus cânticos mais tradicionais de Natal, de Janeiras ou de Reis.

Um pouco antes, sensivelmente pelas 13h, na sede da AFERT, foi servido um almoço de confraternização a todos os cerca de 80 elementos dos 4 grupos. Já com o estômago reconfortado e as vozes afinadas, os grupos rumaram então à localidade das Pousadas, onde os grupos atuaram a partir das 15h.

O Grupo de Cantares deIMG_2057_afert Janeiros do Tourigo desloca-se, no próximo fim de semana, a Viseu e a São Pedro do Sul, para participar em dois Encontros de Cantadores de Janeiras locais.

No sábado, a convite da Associação Académica de Viseu – Abraveses, o nosso Grupo participará no 2º Encontro local de Cantadores de Janeiras, que decorrerá a partir das 21h30, na escadaria da Igreja Matriz de Abravezes.IMG_2019_Afert

No domingo, a convite do Rancho Folclórico “As lavradeiras do Negrelos” o Grupo do Tourigo deslocar-se-à bem pertinho de São Pedro do Sul, para participar no seu 2º Encontro de Cantadores de Janeiras.

Será, por isso, um fim de semana repleto de atividade, onde o convívio e a tradição andarão de mão dada.