AFERT lança projeto CulturalMente centrado nos idosos

Quando em 2008 os sócios fundadores da AFERT criaram esta associação, ficou patente noDSC06110 seu objeto que se propunham a desenvolver a recolha e divulgação de tradições e costumes da Região da Beira-Alta. O mesmo artigo faz referência, de igual modo, a promoção dos valores etnográficos e culturais da referida região.

Várias são as iniciativas que, desde 2008, concorrem a estes pilares fundamentais. O Rancho Folclórico e o Grupo de Cavaquinhos são, possivelmente, a cara mais visível dessas máximas, mas a direção não se quis ficar por aqui.DSC06127

É neste contexto que, em outubro deste ano, nasceu o projeto CulturalMente. Trata-se de uma iniciativa que almeja uma interação com aqueles conterrâneos, que hoje, volvida uma vida de muito trabalho e suor, procuram descansar as rugas da cara, fustigadas pelo calor dos muitos verões e pela geada de igual número de invernos rigorosos da lavoura no sopé do Caramulo.DSC06175

Com este projeto CulturalMente, a AFERT pretende expandir o seu leque de intervenção, nomeadamente atrave?s da explorac?a?o de atividades que possam incrementar a envolve?ncia do pu?blico se?nior. Propo?e-se, por isso, a criar lac?os entre o presente e o passado, procurando enraizar-se nas vive?ncias da populac?a?o mais idosa mas simultaneamente mais sábia nesta matéria.

DSC06239Sendo um projeto que pretende recolher para preservar e mais tarde divulgar, não se crê que se possa implementar de forma isolada no terreno. É por isso mesmo que, numa primeira fase, foi estabelecida uma excelente parceria entre o Centro Social do Tourigo – IPSS e a AFERT, com vista ao trabalho semanal com os utentes do Centro de Dia daquela instituição.

Desde outubro deste ano que a Dr.ª Sandra Matos, Animadora Sociocultural em funções na AFERT, se desloca duas vezes porDSC06296 semana ao Centro Social do Tourigo, onde promove sessões com os respetivos utentes.

Até ao momento a iniciativa tem sido muito bem acolhida, em especial pelos participantes que nestes três primeiros meses já tiveram a oportunidade de trabalhar temas como: as vindimas, as tradições, rimas e lengalengas, profissões do passado, músicas e cantilenas da sua infância entre muitas outras.