Maratona BTTourigo 2012

IMG_1393Há largos meses que o Núcleo de Desporto da AFERT em parceria com a equipa de BTT local Esmiúça Trilhos, se encontravam a trabalhar na organização deste evento. Depois de três edições onde se foram fazendo alguns progressos, neste quarto ano a fasquia foi colocada num patamar acima. Alargou-se o tipo de prova de um passeio (25km) e uma prova (45km) para um passeio (20km), uma meia-maratona (45km) e uma maratona (67km). Simultaneamente aumentou-se o limite de inscrições, procuraram-se novos patrocinadores e apoiantes, reforçou-se o almoço com mais um porco no espeto (dois ao invés de um) e sobretudo cativaram-se pessoas para se envolverem na organização, num total de cerca de 65 elementos (em anos transatos rondava as 50 pessoas). Procurando maior competitividade foram convidados alguns atletas de renome do mundo do BTT e do ciclismo nacional como Nélson Sousa e Tiago Sousa, ambos da equipa Amigos da Montanha/Bike Space de Barcelos ou Bruno Sancho e Hugo Sancho, atletas da conhecida equipa de ciclismo LA Antarte.

A responsabilidade era acrescida e, felizmente, os atletas não pararam de se inscrever até ao último segundo antes da prova. Oriundos sobretudo da zona centro do pais (Viseu, Coimbra, Aveiro, Leiria) foi notório um aumento na afluência de desportistas desde Braga até ao Algarve.

Com o aproximar do fim de semana a pressão começava a aumentar e no terreno, os mais de 80km de caminhos que havia para marcar, começavam a ficar pintados de amarelos com as fitas sinalizadores do percurso.

Na véspera e antevéspera deu-se início ao levantamento dos frontais e respetivos brindes, no secretariado que abriu entre as 21h-22h30 na sede da AFERT. Já no domingo, dia do evento, todas as atenções se centravam na zona do campo de futebol do Tourigo, onde o secretariado abriu pelas 7h00 e assim permaneceu até às 9h, hora de início da prova. Depois de uma volta de aquecimento pelas ruas do Tourigo, os atletas foram finalmente largados por sua conta e risco. Escusado será dizer que ao longo de todo o percurso mais de 40 elementos da organização davam apoio tanto ao nível da segurança como dos reforços alimentares e de líquidos. Neste aspeto destacamos para além do apoio das Juntas de Freguesias, nomeadamente de Tourigo, de Barreiro de Besteiros e de Castelões o contributo de algumas associações locais e em especial dos Bombeiros Voluntários do Vale de Besteiros que se prontificaram a estar presentes no local do evento com uma ambulância, seguindo de perto todo o plano de segurança. E em boa hora o fizeram dado que viria a ser necessário evacuar dois atletas para o hospital, atletas estes que felizmente recuperaram rapidamente das aparatosas quedas.

Ao fim de 1h51m chegava o primeiro betetista da meia-maratona à meta, sendo que o desportista mais rápido da maratona precisou de 3h04 min para percorrer do difícil trajeto. Neste panorama, as classificações finais foram as seguintes:

  • Maratona: 1ºL –Nelson Sousa, 2ºL – Carlos Baptista, 3ºL – Carlos Nascimento
  • Meia-Maratona: 1ºL – Julio Costa, 2ºL – Filipe Alves, 3ºL – Rui Dias
  • Sub-23: 1ºL – Xavier Silva, 2ºL – Francisco Travassos, 3ºL – Ruben Coelho
  • Femininos: 1ºL – Maria Andia, 2ºL – Helena Arede, 3ºL – Catarina Rodrigues

E como não pretendíamos apenas premiar os atletas mais rápidos, foi sorteado um vasto leque de prémios por todos os inscritos. Poderão ser consultados todos os restantes pormenores no site do evento – www.BTT.tourigo.com – nomeadamente os tempos, equipas, lista de prémios sorteados, etc

Para terminar queremos deixar um agradecimento a todos os patrocinadores (impossível nomeá-los todos aqui) que de uma ou de outra forma foram exímios no apoio que prestaram à realização do evento. Sem eles certamente que a qualidade que se obteve estaria posta em causa. Foi um grande evento que certamente elevou o nome do Tourigo, do Concelho de Tondela e da Região Centro em geral. Esperamos que essa projeção desperte atenções no seio de quem de direito.