Atuação em Alfama–Lisboa

No passado sábado, dia 29 de setembro, o Rancho Folclórico Rosas do Tourigo deslocou-se até Alfama para mais uma atuação.

Esta, que decorreu no âmbito da comemoração da 10ª Festa de Folclore de Santo Estêvão, foi-nos proporcionada pelo generoso convite do grupo folclórico da casa, o Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra (Beira Interior).

O facto do nosso grupo e respetivos acompanhantes terem saído logo pela manhã, permitiu-nos a oportunidade de visitar primeiramente o Museu do Fado, instituição da grande riqueza cultural para o povo português.

Após a visita, procedeu-se ao almoço convívio oferecido pelo grupo anfitrião e, por volta das 15 horas, deu-se início ao desfile dos vários grupos presentes e ao festival em si.

Assim, é de referir que para além do Rancho Folclórico Rosas do Tourigo e do Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra, estiveram igualmente presentes os ranchos: Rancho Folclórico de Ladeira do Vau (Portimão – Algarve), Rancho Folclórico e Etnográfico Os Moleiros do Pomarinho (Odivelas – Região Saloia), o Rancho Folclórico Casa dos Arcos (Minho) e o Rancho Folclórico Flores do Campo (Nazaré).

Óbvio está, pois, que o festival decorreu num completo ambiente de alegria e boa disposição, ao que ajudou o agradável tempo que fazia.

Desde já, os melhores agradecimentos ao Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra pela hospitalidade e amabilidade com que nos recebeu, e um bem-haja ao nosso “Embaixador no Algrave”, o Sr. João Espada, pela sua presença connosco e pela amizade que existe de ambos os lados.

No dia seguinte, domingo, o grupo participou em mais um Encontro de Folclore da localidade de Ventosa. Foi uma atuação num ambiente quase familiar dado a proximidade dos grupos presentes. O convite partiu do Rancho Folclórico de Fornelo do Monte, grupo amigo e parceiro da AFERT não só no folclore como em várias outras atividades (Almas Santas, Janeiras, etc).

Um bem-haja a toda a organização.

Open publication – Free publishingMore alfama
Trabalho realizado com o historial dos grupos e dos evento.