Diário de Viseu – Especial Associações do Tourigo

untitled-1

AFERT foi criada para promover actividades culturais na aldeia

A AFERT – Associação Folclórica e Recreativa do Tourigo foi fundada a 17 de Janeiro de 2008, com o objectivo de “promover, na aldeia, actividades culturais”.
A colectividade, com site actualizado na Internet, apresenta, actualmente, dois grandes pilares, que são o Rancho Folclórico Rosas do Tourigo e o Grupo de Cavaquinhos Moinhos do Tourigo.
Enquanto menbro do movimento associativo do Concelho de Tondela e estando filiada no INATEL como Centro de Cultura e Desporto, compete à AFERT “a responsabilidade de saber proporcionar aos seus sócios, que são 170, um leque de actividades que vá ao encontro das necessidades culturais e recreativas presentes na regiã de Besteiros”.

De entre diversas actividades da Associação, destacam-se as actuações do Grupo de Cavaquinhos, assim como as do Rancho Folclórico, a avaliação da tensão arterial da população, a dinamização do site da associação, um encontro semanal de artesanato, uma excursão anual, a feira do mel, a festa de passagem de ano, duas recolhas anuais de sangue, encontros de Janeiras e Almas Santas, torneio de sueca, desfolhada, magusto, convívio carnavalesco, acampamento, prova de BTT, instrução musical de cavaquinho, participação nas Marchas de Santo António de Tondela, matança do porco e lavagem das tripas à moda antiga, mês das vindimas, participação nos Jogos Desportivos do Concelho, assim como a recriação da elaboração dos cestos de vime, do amassar do pão e das voltas do linho.
Nós não nos baseamos em actividades difíceis. Todas elas estão, praticamente, a ser desenvolvidas”, garantiu o presidente da direcção, Márcio Rodrigues, apontando como exemplo o amassar do pão, que “é uma coisa que os mais antigos fazem diariamente”.
A novidade está “na actividade de passar a ser assistida, também, pelos  mais novos da freguesia, numa espécie de encontro intergeracional”. Quanto aos apoios, o jovem dirigente afirma que “eles vêm sobretudo da parte da Câmara Municipal de Tondela e do INATEL”.
Márcio Rodrigues adianta, no entanto, que, pontualmente existem protocolos com outras intituições.
“Temos, por exemplo, uma parceria com o Instituto Português do Sangue e com o Centro de Saúde de Tondela, para o rastreio da tensão arterial, que é um projecto que ainda não está a decorrer”, frisa o responsável. Existe também uma parceria com a Escola Profissional de Tondela, no âmbito do Programa Novas Oportunidades.
O que se pretende é trazer essas oportunidades para junto da população, da cidade até ao campo. Os nosso alunos andam a tirar o nono e o décimo segundo anos”, sublinha o presidente da colectividade.

in Diário de Viseu, 9 de Fevereiro de 2009