Encontro de Grupos de Amentar das Almas no Tourigo

A Igreja Paroquial do Tourigo recebeu quatro Grupos de Cantadores de Almas Santas, oriundos de distintas regiões, para mais um Encontro de Grupos de Amentar das Almas.

A iniciativa é uma organização da AFERT que desde alguns anos a esta parte procura, desta forma, incentivar uma tradição que tem vindo a desaparecer um pouco por todo o lado.almas_santas

Após um jantar convívio entre os vários grupos onde marcou presença o Sr. Presidente da Junta de Freguesia e o Reverendíssimo Padre Alcides Vilarinho e Padre Armando, foi entregue a cada grupo uma pequena lembrança deste encontro.

Já na Igreja, foi feito um pequeno enquadramento da temática das Almas Santas pelo Padre Alcides Vilarinho e pela Verónica Silva, à qual se seguiu a apresentação de cada um dos grupos, pela seguinte ordem: Grupo de Almas Santas do Tourigo, Tondela; Grupo Etnográfico “Modas e Adufes” de Proença-a-Velha, Idanha-a-Nova; Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio, Covilhã e AquaCantante, Aguada de Cima, Águeda.

No final do conjunto das encenações, o Sr. Padre Armando fez uma pequena reflexão que finalizou o Encontro.

Em jeito de convite do Grupo da Covilhã, sabemos que o Grupo de Almas Santas do Tourigo se deslocará àquela localidade, já esta quinta-feira, para participar num encontro local. Será também uma boa forma de dar a conhecer como são recordados os familiares que já partiram, no sopé da Serra do Caramulo.