Grupo de Cantares de Janeiras desloca-se a Viseu e São Pedro do Sul

O Grupo de Cantares de Janeiras do Tourigo marcou presença, ao janeiras3longo do fim de semana, em mais dois encontros de Cantadores de Janeiras do nosso distrito. No passado sábado, dia 9 de janeiro, a deslocação foi até Viseu, mais precisamente a Abraveses. O encontro decorreu na Igreja Matriz, a convite da Associação Académica de Viseu – Abraveses.

No domingo, as janeiras cantaram-se em Negrelos, bem às portas de São Pedro do Sul, a convite do Rancho Folclórico “As Lavradeiras” de Negrelos.

Recordamos que o cantar das janeiras é uma tradição bem portuguesa que se baseia no cântico de músicas, habitualmente janeiras2pelas ruas, por grupos de pessoas que pretendiam anunciar o nascimento de Jesus desejando, simultaneamente, um feliz ano novo.

No Tourigo, esse grupo ia de porta em porta, desde o tempo em que há memória, pedindo aos habitantes as “sobras” das festas natalícias. Hoje em dia, essas ‘sobras’ traduzem-se muitas vezes em dinheiro.

Estes encontros, embora não recordem esse “andar de porta em porta”, uma vez que são habitualmente feitos em Igrejas ou salas amplas, pretendem reforçar a ijaneirasmportância de manter a tradição viva. E é, verdadeiramente, esse o espírito que se vive entre aqueles que procuram não esquecer os ditos, as melodias e os trajes mais ancestrais.

Pela nossa terra, a chuva e o mau tempo que se fez sentir por estes dias, não permitiu concluir a visita a toda a população. Não obstante, urge deixar uma palavra de agradecimento às dezenas de lares que nos abriram as portas com um sorriso na cara.