Rancho Folclórico Rosas do Tourigo deslocou-se a São João do Monte

O Rancho Folclórico Rosas do Tourigo deslocou-se, no passado domingo, a São João do Monte para mais um encontro de folclore. O convite veio do Rancho Folclórico “As Capuchas” de São João do tendo como objetivo promover o XVI Encontro de Folclore e Etnografia.

LRanchoogo pelas 13h, o conhecido espaço da mata de São João do Monte encheu-se de dançarinos e tocadores em volta das mesas expostas para o efeito. Em cima das mesas foi servida uma fantástica canja, seguida de rojões com batata cozida ou, em alternativa, com arroz de feijão. Um verdadeiro hino à gastronomia mais tradicional da serra do Caramulo. Com um dia repleto de sol, eram muitas as pessoas que por ali circulavam, não apenas no interior do recinto como também à volta, onde os feirantes apregoavam as hortaliças, o vestuário e o calçado.

Tarde fora e depois do habitual desfile, subiram ao palco os grupos presentes, tendo o grupo da casa ficado com a responsabilidade de iniciar o festival e o grupo do Tourigo a tarefa de o encerrar, cerca de duas horas depois.

Destaque para as três dançarinas mais novas que tiveram a honra de atuar pela primeira vez num palco fora do Tourigo. Na bancada o destaque vai para os muitos conterrâneos, familiares e amigos que nos deram a honra de aplaudir este grupo.

Com a época de inverno a aproximar-se é agora hora de deixar os palcos de verão e começar a reformular o trabalho de casa, com abertura para os novos pares que se queiram juntar ao grupo.