Festival da Juventude 2015 extrapola expectativas

IMG_1238_edit Uma aposta ganha, é aquilo que nos apraz dizer em relação ao resultado final do Festival da Juventude e Tasquinhas 2015. Coordenado pela Associação Folclórica e Recreativa do Tourigo (AFERT), entre os dias 7 e 8 de agosto, o evento extrapolou todas organizações anteriores, elevando a fasquia para um patamar respeitoso.

Foi intuito da AFERT criar um evento que fosse único sendo capaz de, na sua essência, aglutinar sinergias oriundas do movimento associativo e da pequena indústria local. Assumidamente, esta associação pretendeu trocar a organização e os lucros individuais, pelo benefício de uma organização partilhada, onde as várias entidades presentes pudessem tirar o melhor partido.

IMG_1289Responderam positivamente ao desafio o Centro Social do Tourigo – IPSS e a Casa do Povo de Barreiro de Besteiros, ambos com um leque diversificado de pratos e petiscos que não deixaram ninguém indiferente. A estas associações juntaram-se mais alguns entusiastas que fizeram questão de colaborar, como a “Tasca do Chancas” com o famoso leitão, o Paul Beer com a cerveja artesanal, o João Paulo com os frangos de churrasco, a AFL com o serviço de café ou o Almeida&Gonçalves com o seu espumante bem fresco.

E se a grande aposta, este ano, se centrou na restauração com a disponibilização de perto de 250 metros quadrados de área dedicada às tasquinhas, não é menos verdade que a inovação não se ficou por aqui. Apostados em criar vários motivos para o público visitar este certame, a AFERT decidiu criar um espaço de barraquinhas direcionadas ao artesanato da região. No total, 13 stands acolheram cerca de 30 expositores convidados, de onde destacamos as peças de burel trazidas pelo Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo ou o linho da Associação das Mulheres Agricultoras de Castelões.

IMG_1233_(Copia)O que também não passou despercebido foi a tenda gigante dedicada à exposição de aves. Numa estreita colaboração entre a AFERT e o Clube Ornitológico de Tondela, este espaço permitiu aos visitantes conhecer e adquirir aves exóticas e outros animais de várias espécies. Um agradecimento a esta associação, na pessoa do seu presidente João Cardoso.

Da programação constava a atuação do Grupo T&Z, na sexta-feira, com a abertura das tasquinhas a partir das 21horas. No sábado, para além das tasquinhas a noite começou com o desfile das Marchas de Santo António, apresentadas em Tondela pela AFERT e pelo Clube do Vale. Seguiu-se uma aula de danças Afro-Latinas, com a colaboração do CDSD Pedra do Cuco e do seu grupo de danças. A noite continuou animada pelo grupo Ganda Malucos que trouxeram o conhecido Tino de Rans consigo e muita música para dançar. Mais tarde, madrugada dentro, subiu ao palco o DJ Rumble que fez as delícias dos mais novos.

IMG_1292_(Copia)Importa referir que um evento desta envergadura não se realiza sem um forte envolvimento da autarquia local. Nesse contexto, assume particular destaque o apoio inexcedível que a Junta de Freguesia de Barreiro de Besteiros e Tourigo assumiu, dentro das suas possibilidades e com as limitações que o próprio recinto apresenta. A colaboração ao nível da preparação do terreno, a disponibilização de meios técnicos e humanos durante os vários dias que antecederam o evento, a colaboração com as montagens de toda a rede elétrica necessária para garantir a melhor iluminação, a disponibilização de águas nas barraquinhas da restauração e os respetivos esgotos foram apenas alguns dos pontos onde o atual executivo não se mostrou rogado quando foi solicitado a colaborar, em prol de um resultado profícuo para as gentes do Tourigo. Para além destes aspetos e face à falta de sanitários inerentes ao recinto, disponibilizou a abertura do edifício contíguo e dos balneários do campo desportivo.

Mas se os louvores devem ser dados a quem, efetivamente, colaborou e contribuiu para uma iniciativa digna de seu nome, há que fazer referência ao Município de Tondela que, na sequência da iniciativa que viria a decorrer no domingo, onde se assinalavam os 500 anos do Foral de Besteiros, não ficou alheio e colaborou com a montagem das tendas gigantes, para além da cedência de outras estruturas mais pequenas que, no seu conjunto, permitiram a concretização de um recinto único na nossa União de Freguesias.

Para além dos nomes já referidos importa agradecer a colaborParticipação na Feira Anual 2015

IMG_1207_(Copia)A convite da Junta de Freguesia, a AFERT participou na Feira Anual do Tourigo, iniciativa inserida na comemoração dos 500 anos do Floral de Besteiros.

Como habitual, a feira decorreu no segundo domingo de Agosto e contou com a participação de várias associações, feirantes, indústria e, este ano de forma mais evidente, com um vasto leque de artesãos que se quiseram associar à iniciativa.

A colaboração da AFERT passou, desde logo, pela sonorização do recinto, tanto durante a missa campal, como ao longo de todo o restante dia.

Mas a sua colaboração pretendeu ir mais longe, tendo ficado ao seu encargo a organização de um encontro de grupos de cantares que pudesse trazer uma tarde de animação musical ao recinto. Assim foi e foram quatro os grupos que durante a tarde subiram ao palco, entre os quais o próprio Grupo de Cavaquinhos Moinhos do Tourigo.

No culminar de mais uma edição, importa dar os parabéns ao executivo pelo forte empenho, não só em não deixar esquecer esta iniciativa, como na ousadia do forte envolvimento e dedicação colocado na sua organização. Foi um evento que, este ano, assumiu uma clara e inequívoca expansão qualitativa, para regozijo da população local e de quem por ali passou.ação da Ourivesaria Mateus, do Táxi Ameixas, do Instituto Português do Desporto e Juventude, do Município de Santa Comba Dão, do movimento associativo presente, dos artesãos e restante indústria. Uma palavra de forte reconhecimento e apreço por cada um dos cerca de 50 voluntários que abdicaram de muitas horas de descanso em prol da comunidade.