Tourigo recebeu o XIV Festival de Folclore

Festival FOlcloreDecorreu no passado sábado, 1 de agosto, o XIV Festival de Folclore do Rancho Folclórico Rosas do Tourigo. A iniciativa, organizada pela Associação Folclórica e Recreativa do Tourigo, trouxe ao Tourigo cerca de 200 dançarinos, músicos e entusiastas do folclore.

Os grupos começaram a chegar por volta das 18h, estando o jantar convívio marcado para as 19h30. Pelas 21h30 teve início o desfile que saiu do largo junto à Igreja, vindo a terminar já em cima do palco, na AFERT. Por ordem de atuação, desfilou o rancho da nossa freguesia, o Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos” de Viana do Castelo, o Rancho Folclórico “Flores de Maio” da Lourinhã e o Rancho Folclórico “Os Bairradinos” de Cantanhede.

DSC_0989Antes das atuações, alguns convidados subiram ao palco para a habitual colocação da fita evocativa do momento e troca de algumas lembranças. Em cima do palco esteve um dos responsáveis pelo Rancho da casa, Arménio Pereira; o Pároco da Freguesia, Alcides Vilarinho; o Presidente da Assembleia de Freguesia, Hélder Costa; o Presidente da Junta de Freguesia, José Hélder Viegas e o Presidente do Município, Dr. José António de Jesus. Na plateia ficaram ainda os Srs. Vereadores Carla Pires, Pedro Adão e José Carlos Coimbra.

DSC_0003Destaque para as intervenções do responsável pelo Rancho, do Presidente da Junta e do Presidente do Município de Tondela que, no essencial das suas intervenções, deram os parabéns ao grupo pela organização de mais uma edição deste Festival, salientando a importância de, culturalmente, manter vivo o folclore e todo o seu trabalho de recolha e divulgação de tradições.

A noite, que por sinal estava muito agradável, contou com público até ao último momento, que não se fez rogado na hora de aplaudir.